quarta-feira, 29 de julho de 2009

Mulherzinha sim. E daí?

Desde pequena mamãe me diz que meu nome foi inspirado nessa música (Baby, do Caetano) e não sei o porquê, mas toda vez que a escuto, sinto uma nostalgia infinita, lembrando de um tempo que não vivi. Sinto como se a pílula anticoncepcional, a emancipação da mulher, a globalização, a Internet, a pós-modernidade, tivessem roubado de mim a oportunidade de sonhar como nos tempos de outrora.

Isso não quer dizer que não dê importância a minha independência, às conquistas que, nós, mulheres, alcançamos nas últimas décadas, mas acho, sinceramente, que estamos nos esquecendo de preservar a melhor parte de tudo isso, a nossa essência feminina, sensível e maternal por natureza. Definitivamente, não estou aqui para competir com os homens por que sei muito bem a importância do papel que represento no palco da vida.


E é por isso que não tenho vergonha de dizer que sinto saudade da época em que se sonhava com o enxoval (nossa, essa palavra ainda existe?), com o marido ideal... Que as preocupações se limitavam ao cardápio do jantar, à casa arrumada, aos filhos... Sinto saudades de uma época em que se preservava o respeito, acima de tudo, e que ainda se acreditava na possibilidade de ser feliz para sempre.


Sei que essa imagem do passado é totalmente idealizada, fruto dos clássicos comerciais de Doriana, mas não é de hoje que ela caminha comigo. E sinto que para sempre a manterei intacta no hall das minhas melhores lembranças.


Tem horas que ser mulher independente me cansa.


Um comentário:

  1. Oi...que bom vc ter ido ao meu blog, pois estabeleceu uma ponte para eu estar aqui.

    Parece que o que nos une são palavras e como palavras dão significado a tudo, estamos todas em busca de respostas para perguntas que nem mesmo fazemos. E vamos continuar... E eu vou voltar!

    O que esse seu texto traz é aquela sensação de que ,ao galgar o mundo, a mulher perdeu um pouco de seu encantamento. Mas...isso só lá fora. Por dentro pode-se ter magia sempre.

    Bjs.

    ResponderExcluir